Categoría Trabajo Comunitario

Kenya Fischer Belo, Aline Cadurini Pezzin, Joselaine Lopes de Oliveira, Karolyne Fagundes de Paula

Resumen


Resumo

Neste artigo, propusemos apresentar a vivência de discentes do curso de Psicologia em enfermarias infantis, através do relato de experiência, tendo como objetivos principais, executar atividades lúdicas, evidenciando a importância e o desenvolvimento da criança através desta. O estudo é exploratório/descritivo, com abordagem qualitativa, sendo esse realizado em enfermarias infantis nos hospitais São José – Colatina/ES e São Marcos – Nova Venécia/ES. Como principais resultados, observamos que mesmo diante de todas as impossibilidades que a hospitalização causa à criança, é possível que através do lúdico, essa possa se reinventar e se redescobrir dentro do contexto hospitalar, não impedindo que o seu desenvolvimento ocorra, reduzindo os danos e minimizando os efeitos nocivos causados pelo processo de hospitalização. 

Resumen

En este artículo, propusimos presentar la vivencia de discentes del curso de Psicología en enfermerías infantiles, a través del relato de experiencia, teniendo como objetivos principales, realizar actividades lúdicas, evidenciando la importancia y el desarrollo del niño a través de ésta. El estudio es exploratorio / descriptivo, con abordaje cualitativo, siendo éste realizado en enfermerías infantiles en los hospitales São José - Colatina / ES y São Marcos - Nova Venécia / ES. Como principales resultados, observamos que incluso ante todas las imposibilidades que la hospitalización causa al niño, es posible que a través del lúdico, esa pueda reinventarse y redescubrir dentro del contexto hospitalario, no impidiendo que su desarrollo ocurra, reduciendo los daños y minimizando los efectos nocivos causados por el proceso de hospitalización.


Texto completo:

PDF

Enlaces de Referencia

  • Por el momento, no existen enlaces de referencia